ACÇÃO SOCIAL

Com o intuito de contribuir para o bem-estar da população e apoiar a proteção e inclusão social, a Junta criou o Gabinete de Serviço Social, que dispõe de atendimento personalizado aos fregueses, agindo com base nos critérios de elegibilidade do Regulamento de Apoios Sociais. Tendo como princípios de atuação a orientação e acompanhamento social permanentemente a indivíduos e famílias em situação de carência económica, risco e exclusão social.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Os atendimentos sociais devem ser solicitados mediante marcação prévia na secretaria da Junta de Freguesia ou por contacto telefónico.

SÃO JOÃO DAS LAMPAS

Com dia a marcar.

 

TERRUGEM

Todos os dias mediante marcação.

 

AREAS DE INTERVENÇÃO

SERVIÇO SOCIAL

– O Gabinete de Serviço Social consiste num recurso disponibilizado pela Junta de Freguesia tendo como principal objetivo o atendimento social e apoio social, onde é realizado uma avaliação sócio-económica de indivíduos e famílias em situação de carência ou disfunção, visando prevenir ou restabelecer o seu equilíbrio funcional, através da mobilização de recursos próprios ou comunitários e do encaminhamento para programas, equipamentos ou serviços adequados.

– Atribuição de apoio em géneros alimentares (apoio mensal que tem como objetivo assegurar níveis mínimos de subsistência das famílias) e medicamentos (para doenças crónicas) mediante avaliação sócio-económica

– Visitas domiciliárias, quando a situação o exige.
– Articulação com Entidades e Serviços do Concelho.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE SOCIAL

– Decorre, ao longo de todo o ano angariação de roupas e brinquedos que estão disponíveis na nossa Loja Solidária nas instalações na Terrugem. A Loja Solidária é um espaço dirigido especialmente para indivíduos/famílias em situação de precariedade económica-social, por forma a garantir-lhes bens essenciais como: vestuário, calçado, artigos de puericultura, brinquedos, mobiliário, entre outros.
– Pelo Natal, angariação de alimentos, para cabazes de Natal das famílias carenciadas sinalizadas nos nossos serviços.

ATIVIDADES SÓCIO-CULTURAIS
– A Junta de Freguesia promove e/ou apoia a realização de atividades, passeios que incluem uma visita cultural e almoço, dirigidas à população da Freguesia com mais de 65 anos:
– Festa dos Idosos

PARCERIAS
– Integra a RIVS (Rede de Intervenção na Violência em Sintra), em representação da Junta.
– Interligação com Instituições de solidariedade social oficiais e particulares

– Integra o CLAS (Conselho Local de Ação Social de Sintra)