Heráldica

Heráldica
S. João das Lampas

Como elemento principal foi escolhido um símbolo falante, um cordeiro empunhando a bandeira designada por lábaro, e que é uma das representações mais expressivas do santo cujo nome a freguesia usa.

roda dentada e a gleba de espigas de trigo, representadas de ouro em alusão à riqueza do seu valor económico, afiguram as duas actividades económicas mais significativas da freguesia – a indústria e a agricultura.
ponte muito antiga que atravessa um curso de água foi também figurada, em alusão não só à sua importância para otransporte de mercadorias e circulação de pessoas, mas também como elemento bastante expressivo do património histórico-cultural em que a Freguesia é rica.

verde, escolhido para o campo do escudo, alude às características rurais da freguesia e ao facto de ela estar integrada na sua quase totalidade, num Parque Natural (Sintra-Cascais)

No que respeita à escolha do amarelo para a cor do estandarte e da bandeira de hastear, pretende ele aludir, por um lado, à importância económica das produções da Freguesia e, por outro, ao respeito pela lei heráldica da iluminura.
A confrontação da freguesia com o mar foi aludida recorrendo a uma tira verde posta em ponta.

 

Brasão da Freguesia

Bandeira

Estandarte
 
Terrugem

Para o ordenamento dos símbolos heráldicos da Freguesia da Terrugem-Sintra, foram tidos em conta os elementos considerados mais relevantes, a saber, o orago – São João Degolado, as principais produções agrícolas – o trigo e a vinha – e o rio Fervença.

Em conformidade o orago foi representado por uma cabeça cortada em sangue, enquanto que o trigo e a vinha o foram, respetivamente, por uma gavela e por um cacho de uvas folhado, tendo o rio sido figurado por uma faixeta ondada, carregada com uma burela.

Para a bandeira foi escolhido o vermelho.

BRASÃO - Escudo de ouro círculo, círculo de vermelho carregado da cabeça degolada de São João Batista, de carnação, acompanhada em chefe , à dextra, de uma gavela de trigo de verde, atada de vermelho e, à sinistra, de um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde; em ponta, faixeta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa de mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro – TERRUGEM-SINTRA. 

 

Brasão da Freguesia

Bandeira

Estandarte